Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/ciafin/web/ciafin.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/ciafin/web/ciafin.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/ciafin/web/ciafin.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Nova CNH 2022 já está em vigor; você já sabe como funciona? - Notícias de Finanças

Nova CNH 2022 já está em vigor; você já sabe como funciona?

Entrou em vigor a nova CNH 2022 e, com isso, muitos brasileiros andam se perguntando se é obrigatório e/ou necessário substituir o documento antigo. Acompanhe nosso post e saiba mais!
NOVA CNH 2022

Um dos documentos mais utilizados pelos brasileiros é a Carteira Nacional de Habilitação. Afinal, além de ser indispensável para os motoristas, o documento também pode ser usado para identificação na grande maioria das vezes, substituindo a tradicional Carteira de Identidade. No entanto, o documento passou por algumas mudanças e está de cara nova; dito isso, a novidade agora é a nova CNH 2022.

No dia 1º de junho, entrou em vigor o novo modelo do documento de habilitação. Sem mudanças, a emissão da CNH continuará sendo responsabilidade do Detran de cada estado. Além disso, não precisa se preocupar, por o novo modelo não torna a CNH atual inválida; sendo assim, o condutor pode continuar com o modelo antigo até a data de validade. Só os motoristas que renovarem a habilitação ou tirarem a 2ª via terão o modelo novo como obrigatoriedade.

Antiga CNH  X  Nova CNH 2022

A Nova CNH 2022 terá duas cores: verde e amarela; além de contar com uma tabela que irá identificar todas as categorias – ou seja, os tipos de veículos – que o condutor está autorizado, e capacitado, a dirigir. Outra novidade é que o condutor tem toda a liberdade de apresentar, quando solicitado, o documento na versão física e na versão digital – sendo legalmente válido qualquer modelo. Fala sério, facilita ainda mais o dia a dia, certo?

Quanto à tabela que citamos acima, ela será formada da seguinte maneira: na primeira coluna estará descrita a categoria da CNH e a imagem do automóvel, seguida pela indicação se o condutor possui capacidade – e habilitação – para conduzir tal veículo. Além do mais, o documento sinaliza por meio da letra P quando o condutor possui apenas a PPD e, quando estiver com a definitiva, será sinalizado pela letra D.

Quer mais detalhes? Então, a nova CNH 2022 também trará informações se o condutor do veículo utiliza o documento para trabalhar e, se por algum acaso, existe alguma restrição médica para o motorista. Ainda, vale destacar que o QR Code, já existente no verso da CNH desde a versão emitida a partir do ano de 2017, permanece disponível na nova CNH 2022. Dessa maneira, todas as informações do documento são mantidas pelo código.

Principais alterações na nova habilitação

De forma resumida, a parte inferior da Carteira Nacional de Habilitação, que antes contava com os campos Observações, Assinatura do Portador, Local de Emissão e Data de Emissão não é mais assim. O campo de observações foi movido para baixo, enquanto isso, ficou no seu lugar a tabela que identifica as categorias que o motorista pode dirigir.

Já na parte superior do papel, o layout passou por uma mudança, e o campo da Assinatura do Portador ficou logo abaixo a foto do motorista. Além do mais, a nova CNH 2022 segue o padrão estrangeiro, e conta com códigos atualizados. Visualmente, a principal mudança é a alteração na paleta de cores da nova CNH; antes predominava tons escuros de verde; agora o predominante são os tons de amarelo, verde mais claro e azul.

Agora, o mais importante: o documento oferece mais segurança. Conforme o Ministério da Infraestrutura, a nova CNH 2022 tem mais dispositivos de segurança do que o modelo antigo. Conforme divulgado, um destes dispositivos é a tinta fluorescente que brilha no escuro; além de itens visíveis apenas com luz ultravioleta e um holograma presente na parte inferior do papel. Sendo assim, é muito mais difícil falsificar o documento e cometer fraudes.

Quem precisa emitir o documento já na versão atualizada?

Lançada no início do mês de junho deste ano, a expedição da nova CNH 2022 irá ser disponibilizada somente em cenários específicos. Dito isso, para aqueles casos em que o motorista não se encaixa em nenhuma situação dentre as descritas abaixo, será necessário esperar a data prevista para renovação do documento. Pois bem, vamos conferir as situações onde o novo modelo da CNH poderá ser emitido:

  • Quando o condutor possuir Permissão Para Dirigir (PPD) nas categorias A, B ou AB com somente um ano de validade;
  • Ao trocar a CNH provisória pela CNH definitiva;
  • Quando fizer adição de categoria;
  • Caso haja a necessidade de solicitar a segunda via do documento;
  • Em caso de reabilitação;
  • Ou, por fim, caso o motorista substitua a habilitação estrangeira.

Vai haver alguma mudança no prazo de validade ou pontuação?

Não. Quanto à validade e pontuação da CNH não haverá mudanças. Na verdade, a validade da carteira de habilitação permanece igual, desde o mês de junho do último ano, 2021, quando a CNH ganhou uma nova legislação quanto a esse fator e, assim, o prazo de validade recebeu um aumento. Então, para os condutores abaixo de 50 anos de idade, a validade passou para 10 anos – e não mais 5.

Enquanto isso, para os motoristas com mais de 50 anos, é necessário renovar a habilitação a cada 5 anos. Por fim, os condutores acima de 70 anos, é obrigatória a renovação de 3 em 3 anos. Assim, quanto ao limite de pontos também não houveram mudanças; permanece a mesma lei desde junho de 2021, onde a lei tornou mais flexível a quantia de pontos que um condutor pode ter em sua CNH durante um ano.

Antes das mudanças, o limite era de 20 pontos durante um período de 12 meses. Porém, para os mais disciplinados, agora o limite é de 40 pontos durante o mesmo período. É isso mesmo! Mas existem algumas regras e condições; veja só: a. limite de 20 pontos para os condutores com duas ou mais infrações gravíssimas; b. limite de 30 pontos com apenas uma infração gravíssima; c. limite de 40 pontos para os motoristas que não tiverem nenhuma infração gravíssima.

Nova CNH 2022 sem pressa!

De pouco em pouco, todos os motoristas irão migrar para a nova CNH 2022. No entanto, como você viu por aqui, isso irá acontecer de modo natural, à medida em que houver a necessidade e obrigação de expedir um novo documento. Portanto, não existem razões – e nem motivos – para ter pressa e se preocupar com a nova versão da Carteira Nacional de Habilitação. Mas, mesmo assim, não se esqueça de acompanhar o prazo de validade da sua habilitação para, assim, renová-la quando chegar o momento e for necessário.

E aí, o que achou do nosso post? Se te ajudou, aproveita e compartilha com seus amigos, família e em suas redes sociais. Ah! Mas não se esqueça de voltar ao blog e aproveitar mais conteúdos. Estamos aqui para transformar sua vida financeira e ajudar em seu dia a dia.

Picture of Taylor Simões

Taylor Simões

Especialista no mercado financeiro com MBA em Gestão Financeira.