Guia DAS MEI: por que não atrasar o pagamento?

Você, empreendedor, sabe por que o Guia DAS MEI é tão importante e por que é preciso sempre estar em dia com o tributo? Acompanhe nosso artigo para saber mais!

Primeiramente, para falarmos do Documento de Arrecadação Simples, ou então como conhecemos normalmente, o Guia das MEI. É uma obrigação dizermos que ele foi instituído inicialmente com o objetivo de atrair as Microempresas. E dessa forma, já em conjunto, fazer com que as empresas de pequeno porte, também fizessem parte de todo esse projeto.

Dessa maneira, além de terem o objetivo de conseguir essa atração. Elas queriam que as Microempresas individuais. Ou então, as MEI, pagassem seus tributos de forma em que o DAS ficasse explicito, sendo assim, veio a criação da sigla, Guia DAS MEI. E é justamente o assunto que iremos tratar no texto de hoje, portanto segue abaixo um pouco mais sobre eles.

Obrigações fiscais das empresas

É crucial que as microempresas, empresas de pequeno porte e os microempreendedores individuais se mantenham atentos as obrigações físicas que devem ser seguidas. Para evitar maiores problemas no futuro, mesmo que a maioria esteja diretamente relacionada com tributações e devem ser cumpridas de forma rigorosa.

Além do mais, sempre que se fala do Guia DAS MEI, sabemos que para eles é importantíssimo o fator de um negócio regularizado. Onde todas as obrigações fiscais estejam devidamente corretas. Portanto, podemos dizer que existem 6 principais obrigações em que seu foco deve ser dobrado diante do simples nacional para seu físico.

Dessa forma, ao pararmos para fazer uma melhor análise de todas essas obrigações, podemos começar a dizer um pouco sobre a DEIFS. Portanto, além de ser a primeira delas. Também se trata de um documento ao qual seu proposito basicamente é fazer com que o governo seja informado de todos os dados os quais fazem uso para os empreendimentos.

Mais detalhes para você:

Acima, falamos sobre as obrigações físicas do Guia DAS MEI, mas como não podemos deixar este assunto incompleto, continuaremos falando disso neste tópico. Sendo assim, já podemos falar sobre sua segunda obrigação, que é a DIRF. Que basicamente tende a informar a empresa quanto as vendas de seus estabelecimentos. Contudo, temos também a DASN-MEI, que tem o objetivo de informar os dados quanto ao faturamento em que a empresa ser refere.

Portanto, como a quarta obrigação do Guia DAS MEI. Temos a grandiosa PGDAS-D, que basicamente, funciona como um portal, onde este documento deve ser preenchido de modo mensal. E assim, deve sempre fazer a colheita das receitas as quais devem fazer com que ele seja classificado como uma espécie de ferramenta.

Portanto, outra das obrigações que devemos falar aqui, e á NF, ou então nota fiscal, que é um procedimento totalmente obrigatório diante de todas empresa independentemente de qual seja ela. E por fim, para que falemos de todas as obrigações, temos a DAS-MEI, que é um documento que comprova a contribuição de forma mensal diante das Microempresas.

Pagamento da Guia DAS MEI

A partir da leitura deste artigo, podem ter surgido algumas dúvidas, como por exemplo, como funciona o pagamento da Guia DAS MEI, que é assunto o qual iremos tratar neste tópico de agora. Sendo assim, podemos dizer que, diante de um cenário atual quanto as microempresas e a economia de todo o país, são fatos que há uma imensa instabilidade diante da economia de toda a empresa, o que dependendo pode ser muito grave em futuro próximo.

Portanto, mesmo que todos os setores de economia estejam de certa forma abalados, basta dizermos que esse tipo de contexto acaba gerando uma grande diversidade de problemas para todos. Contudo, é possível apontar pela receita federal que no ano de 2021, aconteceu que, o Simples nacional, somou uma quantia aproximadamente de R$ 100 bilhões, e dessa forma, parte desse dinheiro se encontrava inadimplente, o que força os MEI a se virar para arranjar uma economia.

Guia DAS MEI
Fonte: Google

O que acontece quando o DAS não é pago?

Em casos, que o DAS não é pago, pode ocorre algum problema, isso se deve, pois, o Guia DAS MEI, basicamente funciona como um pagamento obrigatório, portanto, em situações que haja uma quebra do cumprimento do prazo de pagamento, irá acontecer de um grande aumento no número de juros e uma multa diante do valor em atraso.

Sendo assim, esse aumento no valor geral do pagamento, fará com que seu planejamento financeiro sirva somente para atrapalhar, portanto, quanto você esquecer de fazer esse pagamento, recomendamos que esteja com seu dinheiro e seu planejamento em dia, pois precisará para que não vá tudo pelo ralo em uma única cartada.

Além do mais, o não pagamento da Guia DAS MEI, faz com que o recebimento de algum comunicado ou informação quanto a empresa, fique em regime de tributação. Ou seja, é extremamente importante que você se atente a isso e pague os débitos de forma correta e dentro do prazo, para que se mantenha, diante de todos os privilégios.

Concluindo…

Então, caro leitor, para aqueles que estão em dia com os pagamentos, o Guia DAS MEI pode facilitar muito a vida dos empreendedores. Lembre-se que com a tributação sempre em dia, você garante todos os direitos do seu negócio e evita qualquer ‘dor de cabeça’. Mantenha sempre o pagamento do seu imposto em dia, esse é, com certeza, o melhor caminho!

E aí, o que achou do nosso post? Se te ajudou, aproveita e compartilha com seus amigos, família e em suas redes sociais. Ah! Mas não se esqueça de voltar ao blog e aproveitar mais conteúdos. Estamos aqui para transformar sua vida financeira e ajudar em seu dia a dia.

Picture of Danilo Nascimento

Danilo Nascimento

Redator. Estudante de jornalismo.