Vagas de emprego: confira as melhores áreas para 2022!

No artigo de hoje você vai ver quais são as melhores vagas de emprego para 2022. Devido aos acontecimentos dos últimos dois anos, as áreas da tecnologia e da saúde lideram o ranking. Confira!
Vagas de Emprego

Todos os anos, ultimamente, um dos assuntos mais buscados são as melhores vagas de emprego daquele ano – e em 2022 não seria diferente. O desejo de estar empregado faz com que as pessoas pesquisem e procurem saber onde devem se especializar. Com a transformação frequente do mercado atual, possuir boas experiências e conhecimentos específicos podem ajudar muito na busca – e conquista – de um novo emprego.

Inclusive, pesquisas apontam que as áreas com mais ofertas de vagas de emprego nos próximos tempos serão tecnologia e saúde. Mas será que existe uma quantidade suficiente de profissionais capacitados para atuar nessas áreas? Saber lidar com vários cenários e situações pode ser uma característica muito importante na hora de ser contratado.

Os impactos da pandemia no Brasil

Mesmo depois de já termos passado por tanto tempo e tanta coisa da pandemia, é possível ver quão caótica está a saúde do nosso país. Sim, mesmo com a flexibilização, vacinação e liberação das máscaras. Por aqui não temos estrutura suficiente e médicos estão em falta, por exemplo. Esse cenário também exige um aumento na demanda da produção de produtos do setor tecnológico – e o aumento nas vendas de produto desse porte pode confirmar isso.

Com base nisso, estudos realizados pela CIEE apontam que essas áreas – da saúde e tecnologia – são as que mais irão disponibilizar vagas de emprego nos próximos tempos. Mesmo com a contratação em massa de profissionais da saúde nos tempos mais sérios de Covid, ainda é um setor que carece de bons profissionais. Afinal, as pessoas não param de ficar doentes, não é mesmo?

Por outro lado, fábricas de smartphones e outros aparelhos eletrônicos viram a sua produção aumentar consideravelmente desde o início da pandemia. Afinal, com todo mundo dentro de casa e precisando fazer o serviço via home office, as pessoas viram a necessidade de modernizar seus equipamentos e, assim, o número na venda de aparelhos só cresce. Sem falar das mudanças e atualizações constantes; então, realmente o esperado é que aumente o número de vagas de emprego.

Transformações no mercado de trabalho

Ainda conforme estudiosos do CIEE, o que se espera é que o mercado de trabalho passe por algumas mudanças radicais. Esse levantamento é baseado naquilo que está por vir, ou seja, muitas revoluções digitais e tecnológicas; além da criação de novas áreas de trabalho dentro daquelas que já existem. Ainda, a especulação é que atividades discriminadas hoje em dia, sejam bem valorizadas em um futuro próximo.

Então, o Coronavírus fez com que milhões de pessoas pelo Brasil – e pelo mundo – ficassem desempregadas; e isso fez com que essas pessoas atingidas tivessem força de vontade, além da necessidade, e elas se capacitaram para se reinserir no mercado. Os profissionais que atuam recrutando novos empregados precisam ter atenção as novas características e habilidades profissionais dos contratados.

Na internet já conseguimos encontrar inúmeras plataformas excelentes que oferecem cursos de capacitação e de qualificação; e detalhe: eles são gratuitos. Quem for esperto, já vai garantindo mais conhecimento e ao mesmo tempo colecionando vagas de emprego dentro do mercado. Qualificação, sem dúvidas, também é uma das palavras responsáveis por girar o mercado; afinal, quanto mais qualificado, maiores as chances de ingressar em um novo emprego. Pense bem nisso!

Profissionais mais buscados para as vagas de emprego em 2022

Com certeza – e de maneira ousada – podemos começar esse tópico afirmando que o setor tecnológico tem tudo para dominar o mercado de trabalho. Seja com desenvolvedores de jogos, engenheiros digitais, segurança digital ou algo do tipo. Tudo o que for voltado para essa área terá total capacidade de agregar muitos profissionais. O que torna isso tudo possível é o crescimento do mercado digital, depois que um número assustador de empresas fechou – por conta da Covid-19.

Estamos falando de um mercado super novo para milhões de brasileiros e, por isso, é uma terra sem habitantes que precisa ser desbravada e apresentar aquilo de melhor que ela tem a oferecer. Como esta é uma área que acompanha as mudanças, transformações e revoluções do mundo inteiro, é certeza que as vagas de emprego desta área estarão em alta. Sendo assim, seria impossível deixar isso de fora das nossas dicas.

Algumas profissões em alta

Como você viu por aqui, os profissionais com graduação em cursos de exatas, principalmente da área tecnológica, estão na lista daqueles que possuem mais chances de conseguir um bom emprego em 2022. Os profissionais que atuam no mercado de marketing, enfermagem e saúde no geral, por exemplo, também terão grandes chances de encontrar uma boa colocação no mercado de trabalho neste ano.

Você já sabe que a área de TI, computação e afins está bem cotada para o mercado de trabalho; contudo, existem também outros cursos em destaque, que podem precisar de muitos profissionais capacitados e preparados para o que der e vier. Podemos citar os principais, veja só: Marketing, Administração, Design e Contabilidade. Além disso, dentre as carreiras da saúde, hoje existe muita procura por enfermeiros aptos a atuar em UTIs (Unidades de Terapias Intensivas).

A rede social LinkedIn analisou os cargos mais buscados desde o início de 2017 até meados de 2021 e montou uma lista, confira o Top 5: 1. Recrutador especializado em Tecnologia; 2. Engenheiro de confiabilidade de sites; 3. Engenheiro de dados; 4. Especialista em Cibersegurança; 5. Representante de desenvolvimento de negócios; 6. Gestor de tráfego; 7. Engenheiro de machine learning; 8. Pesquisador em experiência do usuário; 9. Cientista de dados; 10. Analista de desenvolvimento de sistemas; e algumas outras.

Cenário das vagas de emprego e do mercado de trabalho atual

Em um cenário com juros altíssimos e inflação persistente, é esperado, infelizmente, que a retomada do mercado de trabalho perca o fôlego neste ano (2022). Inclusive, o esperado é que a taxa de desemprego permaneça perto de 11% durante este ano por conta da projeção de baixo desempenho da economia do Brasil. Afinal, a pressão inflacionária e os juros elevados tornam a retomada do PIB ainda mais difícil e, consequentemente, a geração de empregos também sofre com isso – assim como os brasileiros desempregados e desesperados por uma vaga de emprego.

E aí, o que achou do nosso post? Se te ajudou, aproveita e compartilha com seus amigos, família e em suas redes sociais. Ah! Mas não se esqueça de voltar ao blog e aproveitar mais conteúdos. Estamos aqui para transformar sua vida financeira e ajudar em seu dia a dia.

Picture of Fabiane Almeida

Fabiane Almeida

Escritora e Redatora com ênfase em finanças.