Como diminuir o estresse? Separamos algumas dicas para você!

Ouvir músicas, praticar algum esporte, fazer aulas de dança, assistir filmes ou simplesmente ficar jogado na cama sem fazer nada. Tudo isso pode diminuir o estresse. Saiba mais!
Como diminuir o Estresses

Muitas pessoas se questionam o que pode ser feito para diminuir o estresse. Você também se pergunta isso? É realmente difícil passar por todas as situações com uma mente mais tranquila e sabendo lidar com tudo à nossa volta de forma calma sem parecer uma bomba pronta para explodir. Mas por qual motivo será que as pessoas chegam a esse ponto? Quais os fatores que causam tudo isso?

Especialistas da área e médicos psicólogos afirmam que todas as pessoas do mundo têm problemas desse tipo; a diferença é que algumas sabem lidar com isso, e outras não conseguem. O que uma pessoa no auge do seu estresse precisa fazer para se acalmar e acabar com esse momento de turbulência? Não sei. Isso mesmo. Essa resposta, na verdade, varia de cada pessoa; e vai depender do que você gosta de fazer: cozinhar, dormir, dançar, ler… Vem comigo para entender mais sobre isso!

Estresse – um inimigo cada vez mais comum

Olha só: quantas vezes em nosso cotidiano algumas situações e acontecimentos acabam nos levando ao esgotamento total? É exatamente em meio a esses acontecimentos que falamos coisas que não temos costume, pensamos de forma negativa e aquele sentimento de angústia invade o nosso corpo. Não é mesmo? Mas essas coisas acontecem devido a existência de situações que nos levam ao nosso limite.

No entanto, também precisamos entender que as outras pessoas não têm culpa de nada que acontecem conosco! Por isso, não tem porquê sair por aí descontando a raiva e o estresse em todo mundo. Inclusive, o estresse não é um problema atual, sabia? Na verdade, ele vem desde muito tempo atrás. Mas o que acontece, é que de alguns anos para cá podemos perceber mais pessoas passando por transtornos como esse.

Por exemplo, as pessoas viveram suas vidas normais, desde que nasceram até 2020 – saíam para trabalhar, voltavam para a casa, resolviam o que precisavam na rua, saíam para passear e etc. Mas, no primeiro trimestre de 2020, a pandemia do Covid-19 chegou e bagunçou tudo. Isso, inclusive, é um dos grandes motivos de as pessoas estarem tão estressadas nos dias de hoje; afinal, desde o início de tudo isso, as nossas vidas nunca mais foram as mesmas.

O que causa esse fenômeno nas pessoas?

São inúmeras as circunstâncias que podem causar estresse nas pessoas; pode ser algo que está relacionado ao contexto em que o indivíduo está inserido, assim como os eventos com os quais ele se depara. Para que você entenda melhor, e até compreenda o que talvez está acontecendo com você, preparamos uma lista com as principais causas e razões de cansaço mental e físico. Quer ver? Confira abaixo:

  • Cobrança exagerada para o cumprimento de prazos, tarefas e atividades no trabalho – seja de si próprio ou de terceiros;
  • Dificuldades em conciliar as questões da sua vida pessoal e da vida profissional;
  • Brigas conjugais que acontecem frequentemente e repetidamente;
  • Falecimento de entes e pessoas queridas;
  • Choque emocional decorrente de algum trauma psicológico ou físico causado por acidentes;
  • Problemas na vida financeira;
  • Insegurança na vida profissional – seja no seu emprego ou por conta do desemprego;
  • Acontecimentos na vida pessoal – gravidez, casamento ou mudança de empresa;
  • Doença com necessidade de cirurgia ou tratamento prolongado;
  • Ruídos e/ou barulhos continuados;
  • Mau desempenho em estudos, projetos e trabalhos.

Como diminuir o estresse?

Infelizmente, ou felizmente, é impossível viver completamente livre do estresse. Mas com pequenas mudanças de hábitos, você consegue diminuí-lo, preparando o seu corpo e sua mente para lidar com as adversidades da melhor forma possível. A meditação, por exemplo, é uma ótima opção. Essa prática faz uma espécie de higiene e limpeza mental; assim, o indivíduo foca mais em si mesmo e fica menos agitado, mais tranquilo. Tire uns dez minutinhos do seu dia, vá para um lugar calmo e se concentre em você e na sua respiração.

A prática de exercícios físicos é essencial para diminuir o estresse; afinal, se exercitar ajuda na redução dos níveis de cortisol liberado em situações de impaciência, além de estimular a produção do hormônio do bem-estar, a endorfina, na corrente sanguínea. Faça 30 minutinhos por dia de caminhada, corrida ou bicicleta e crie sua própria rotina de exercícios. Você vai ver que é realmente um belo escape para se acalmar e manter a concentração.

Mais dicas para você diminuir o estresse

Você tem uma dieta equilibrada? Se alimentar corretamente melhora a resposta do seu organismo e ajuda também a diminuir o estresse. Os alimentos ricos em Ômega 3 – sementes, folhas verde escuras, leguminosas, oleaginosas e peixes de águas frias, são super vantajosos para o funcionamento do sistema nervoso, combatendo, dessa forma, o esgotamento mental. No seu dia a dia, busque se alimentar de forma saudável, vai te beneficiar de várias formas!

Comemorar suas pequenas conquistas também é muito importante, viu?! É essencial quebrar o ciclo de pensamentos negativos e preocupações para controlar e diminuir o estresse. Sendo assim, passe a valorizar mais as coisas positivas que acontecem no seu cotidiano. Esses momentos de felicidade, sejam pequenos ou grandes, são muito importantes para renovar as suas energias.

Mas, se você tentar tudo isso e nada der certo, vale a pena procurar ajuda especializada. Pode ser um psicólogo ou médico psiquiatra, não existe vergonha nenhuma em recorrer a esses profissionais. Na verdade, eles podem te ajudar recomendando medicamentos e terapias ideais para todas as suas necessidades. Não se automedique, em hipótese alguma! – isso pode trazer reações indesejadas para você.

Se acalme e evite problemas!

O estresse é uma resposta física do organismo das pessoas frente a determinados estímulos. Quando ficamos estressados, nosso corpo imagina que está sendo atacado, e isso faz com que ele entre no modo ‘lutar ou fugir’. Tal condição contribui para a liberação de substâncias químicas e hormônios – adrenalina, cortisol, noradrenalina e norepinefrina, que preparam a pessoa para uma ação física. Enfim, o estresse excessivo pode causar: ansiedade, insônia, aumento da pressão arterial e muito mais. Siga as nossas dicas para diminuir o estresse e mantenha a calma!

E aí, o que achou do nosso post? Se te ajudou, aproveita e compartilha com seus amigos, família e em suas redes sociais. Ah! Mas não se esqueça de voltar ao blog e aproveitar mais conteúdos. Estamos aqui para transformar sua vida financeira e ajudar em seu dia a dia.

Picture of Taylor Simões

Taylor Simões

Especialista no mercado financeiro com MBA em Gestão Financeira.