Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/ciafin/web/ciafin.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/ciafin/web/ciafin.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/ciafin/web/ciafin.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
IFIX: entenda tudo sobre esse indicador - Notícias de Finanças

IFIX: entenda tudo sobre esse indicador

Existem muitas dúvidas e questionamentos quando o assunto é investimento em índices, certo? Com o Índice de Fundos Imobiliários, ou IFIX, não é nada diferente. Saiba mais aqui!

Há algum tempo, os Fundos Imobiliários vêm se tornando uma alternativa bastante requisitada pelos investidores; afinal, estamos falando de uma categoria de investimentos que apresenta alguns benefícios super interessantes, principalmente em questão de tributos, por exemplo. Por isso, entender melhor o conceito dos fundos IFIX e como esse indicador funciona pode ser muito importante para você.

Esse índice traz o desempenho médio dos principais Fundos de Investimentos Imobiliários – FIIs – negociados na B3. É um ativo de perfil conservador, porém com o comportamento de renda variável. Não entendeu? Vou te explicar melhor ao longo do artigo, segura a ansiedade ai! Sendo assim, no nosso post de hoje, preparamos um conteúdo que irá abordar, da melhor maneira possível, as características e particularidades desse índice.

Entendendo o IFIX

Índice de Fundos de Investimento Imobiliário. Esse é o significado da sigla IFIX. Trata-se de uma classe de ativos que funciona como um “condomínio”. Como assim? Os investidores aportam recursos para investir em operações imobiliárias – por exemplo, a venda de imóveis, aluguéis ou a venda de direitos– para auferir lucros de acordo com suas cotas.

Bom, se tratando especificamente do IFIX, que é uma carteira teórica de ações desenvolvida de acordo com os critérios estabelecidos pela bolsa de valores brasileira – B3. Na prática, estamos falando de um indicador de desempenho utilizado para avaliar e determinar o valor médio das cotações de Fundos Imobiliários, ou FIIs, distribuídos e comercializados no mercado financeiro.

Em poucas palavras, essa métrica representa a carteira dos fundos imobiliários da B3 mais negociados – além de apresentar maior liquidez. As carteiras são revisadas e atualizadas a cada quatro meses; os fundos que não atendem mais às condições necessárias são retirados, e aqueles que não se enquadram na métrica, mas alcançaram os requisitos e condições, passam a fazer parte do índice.

Como são escolhidos os fundos que compõem o índice?

O IFIX é desenvolvido conforme as condições e metodologias estabelecidas pela B3. Inclusive, é conhecido popularmente como o ‘Ibovespa dos Fundos Imobiliários’. Sendo assim, para entrar na avaliação é preciso que os fundos atendam a alguns requisitos, recebendo pesos na composição e determinados por meio de critérios de ponderação. Para entrar no IFIX o fundo precisa estar entre os ativos elegíveis, presente em pelo menos 95% dos pregões das últimas 3 carteiras e sem cotas a menos de R$1.

O mercado financeiro é recheado de riscos; mas é totalmente possível ter ótimos rendimentos ao elevar seus conhecimentos e analisar os índices mais interessantes. Dentro do indicador podemos encontrar ativos com mais destaque, chamados de ‘market movers’; ou seja, aqueles, de fato, responsáveis por movimentar o mercado. No entanto, existem diversos ativos na composição do IFIX, alguns com mais proporção, outros com menos proporção.

Então, sendo assim, dentro dos principais fundos do IFIX, na composição da carteira de investimentos ideal temos: BCFF11 (FII BTG Pactual), BBPO11 (FII BB Progressivo II), HFOF11 (Hedge Top FOFII 3 FII), BRCR11 (FII BTG Pactual Corporate Office Fund), etc. Como você pode ver, o IFIX é um instrumento que facilita a compreensão do desempenho dos fundos dessa categoria – antes de você tomar qualquer decisão de investimento.

Posso investir no IFIX?

Então, não é possível investir diretamente no IFIX; mas existem muitos benefícios em construir uma carteira de investimento com os fundos que citamos ali em cima. Os investidores tem a liberdade de escolher um título antes de investir conforme sua posição nesse indicador que é, de certa maneira, um ranking. Ah! Inclusive, ter ou não um FII no IFIX já pode ser considerado um requisito. Então, se determinado ativo não constar no indicador, pode-se entender que ela não é tão segura ou não rende a quantia desejada.

Para investir em FIIs listados no IFIX, é preciso abrir uma conta em uma corretora que segure suas cotas junto com a bolsa de valores brasileira. A escolha do fundo é completamente sua; no entanto, uma boa opção é escolher aqueles mais estáveis ou que apresentam certa expectativa de valorização. Pois bem, depois de abrir a conta, basta acessar o home broker, informar o fundo que deseja, a quantia de cotas e, por fim, confirmar a transação. É simples.

Índice IFIX
Fonte: Google

Rentabilidade dos fundos imobiliários

Assim como os fundos de renda variável, os FIIs dependem de vários fatores para que possamos compreender a sua rentabilidade. Citando os exemplos de Fundos Imobiliários que já vimos por aqui, você deve ter percebido que alguns deles são compostos por inúmeros ativos financeiros, certo? Mas, enquanto isso, outros deles negociam imóveis de maneira direta.

Contudo, a volatilidade de ambos é diária; desse modo, é interessante acompanhar o gráfico da B3 – a Bolsa de Valores brasileira, em tempo real, para conferir a oscilação de todos os ativos durante o dia. Ah! Além disso, vale citar que não existe limite ou mínimo. Não duvido nada que, em breve, você veja alguns FIIs com 5% de lucro diário, enquanto outros mal chegam a 0,1%. Sem falar daqueles que podem apresentar rentabilidade negativa no dia.

Outro detalhe interessante sobre os Fundos Imobiliários, IFIX ou qualquer outro, é que a gerência deles acontece em regime de condomínio fechado. Ah! Ao contrário do que muitos acreditam, é possível começar com um investimento bem pequeno; afinal, existem FIIs para todos os bolsos. Alguns permitem um aporte inicial de menos de R$10; enquanto isso, em outros fundos o investimento mínimo fica na casa dos quatro dígitos por ativo.

A renda variável é ideal para você?

Fala sério, você não pode perder a oportunidade de investir em um ativo que promete render bons frutos, certo? Por essa razão, os FIIs são uma excelente chance para aquelas pessoas que sempre tiveram vontade de investir em renda variável; além de combinar segurança e lucratividade. Na verdade, ficou para trás o tempo em que as ações desse tipo eram somente para investidores mais experientes ou traders. Se você quer ser investidor desses ativos financeiros, chegou o seu momento!

E aí, o que achou do nosso post? Se te ajudou, aproveita e compartilha com seus amigos, família e em suas redes sociais. Ah! Mas não se esqueça de voltar ao blog e aproveitar mais conteúdos. Estamos aqui para transformar sua vida financeira e ajudar em seu dia a dia.

Picture of Danilo Nascimento

Danilo Nascimento

Redator. Estudante de jornalismo.