Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/ciafin/web/ciafin.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/ciafin/web/ciafin.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/ciafin/web/ciafin.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Bancos digitais: a ameaça dos tradicionais! - Notícias de Finanças

Bancos digitais: a ameaça dos tradicionais!

Com inúmeros benefícios e mais comodidade, os bancos digitais acabaram se tornando a grande ameaça das instituições bancárias tradicionais. Vem saber mais sobre o assunto!

É certo dizer que os bancos digitais oferecem inúmeras vantagens, facilidades e benefícios para seus usuários e clientes, certo? Pois bem, por conta de tudo isso, as fintechs – como também são conhecidos os bancos digitais – se tornaram o medo dos bancos convencionais. Afinal, quem é que não prefere resolver tudo do conforto de casa e com apenas alguns toques na tela do celular, não é mesmo?

Por bem, tudo isso que citamos logo acima faz com que os grandes bancos comecem a repensar seus valores. A partir disso, começa uma briga para conseguir chamar a atenção das pessoas e também se infiltrar no universo virtual. No entanto, também é possível ver instituições e empresas de outros setores tomando rumos e direções diferentes; não é algo apenas dos bancos e financeiras. Continue acompanhando até o final!

Os bancos tradicionais e os bancos digitais

Os bancos tradicionais, em resumo, são esses bancos que conhecemos desde pequenos, aqueles que vemos na televisão e pela cidade – como Santander, Banco do Brasil, Itaú e etc. Esses bancos tem um grande custo, a começar pelas agências, que precisam manter equipamentos, edifícios, funcionários e muito mais. E, para manter tudo isso, é preciso gastar bastante.

Sem contar que os clientes costumam reclamar bastante das agências – seja da estrutura, da qualidade do atendimento, da demora e outros tópicos de reclamações. Por outro lado, os bancos digitais, que são a febre do momento, vêm conquistando cada vez mais clientes pelo país – além de ser uma ameaça e dor de cabeça aos bancos tradicionais.

A facilidade para abrir uma conta digital também é um fator contribuinte para que cada vez mais e mais pessoas se rendam ao modelo virtual; afinal, você pode fazer isso do conforto da sua cama, por exemplo. Em uma fintech você tem o poder e a liberdade de poder fazer vários processos e solucionar vários problemas de qualquer lugar – apenas precisa de internet e um celular ou computador.

Zero burocracia e muita praticidade

Fala sério, ninguém gosta de sair de casa e ir ao banco, enfrentar filas quilométricas, esperar muito tempo para ser atendido, e outras situações chatas, certo? Um grande benefício dos bancos digitais é a praticidade de resolver tudo em casa, por meio do aplicativo ou site da instituição. É tudo muito rápido e simples. Além do mais, o acesso a essas contas também é muito fácil. São várias vantagens…

Por exemplo, todo e qualquer serviço que precisa de avaliação, o processo pode ser feito de modo virtual mesmo. Dito isso, você consegue pagar seus boletos e contas de onde você estiver e sem precisar esperar em grandes filas para isso. Você também pode contar com uma equipe virtual de suporte pronta para te atender 24 horas por dia, sempre que for necessário.

Além de tudo isso, existem outros serviços que podem ser acessados a partir do seu smartphone; na verdade, com os bancos digitais TUDO é feito pelo seu celular. Por exemplo, você pode checar o saldo existente na conta, conferir seu extrato e muito mais… Por esse motivo, a praticidade permite que você tenha uma vida financeira super mais tranquila, longe de prejuízos e dor de cabeça.

Mais benefícios dos bancos digitais

Como você já viu por aqui, o atendimento dos bancos digitais é 100% online; então, não necessitam de agências, e isso faz com que uma boa parte dos custos de uma instituição financeira, desapareçam. No entanto, tais ‘regalias’ fazem com que as fintechs não cobrem taxas e tarifas pela oferta de serviços. Sendo assim, isso tudo faz com que os clientes economizem uma boa grana; afinal, não precisam pagar por serviços que normalmente são cobrados pelos bancos tradicionais e nem pelos serviços virtuais oferecidos.

Outro benefício incrível é que as contas nas fintechs ajudam muito aqueles que gostam de investir. Nos bancos comuns, não existe tanta oferta que interesse os consumidores investidores – e isso é mais um diferencial para os bancos digitais. Inclusive, o que enche os olhos das pessoas que buscam fazer investimentos, é que as fintechs são livres de burocracias nesse processo; e isso torna tudo mais prático, simples e rápido. Quem não gosta de simplicidade, certo?

Fonte: Freepik

Enfim, os bancos tradicionais serão eliminados?

Para esta pergunta a resposta é super fácil e direta: não. Podemos comparar os bancos com plásticos. Ainda que estejam ‘fora de moda’, não sabemos viver sem eles e leva um longo tempo para que desapareçam mesmo depois de não serem mais usados. Entendeu? Outro questionamento comum é se os bancos digitais substituirão os tradicionais. Primeiramente, acredito que o mundo sem filas, portas giratórias e agências bancárias é real – e sem volta.

E quem ajudou na criação desse mundo, sem qualquer dúvida, foram as fintechs. Sem o surgimento e atuação delas, os grandes bancos provavelmente continuariam exercendo o mesmo papel que exercem há anos: ganhando dinheiro para seus acionistas; ou seja, deixando os ricos ainda mais ricos. Assim, com a chegada dos bancos digitais, mais eficazes e rápidos, os tradicionais precisaram se adaptar para não perder seu espaço no mercado.

Além disso, foi necessário também direcionar recursos, que antes eram para os acionistas, para aquilo que os clientes sempre almejaram: melhorar os serviços, desenvolver produtos mais eficientes e menos caros, assim como investir em um atendimento de qualidade: melhor e com mais dignidade, por exemplo. Por fim, não se esqueçam que essa transformação tecnológica acontece a nível global, e não somente no Brasil.

Para finalizar…

É notória a evolução do mercado e, se tivéssemos de apostar, eu diria que os bancos tradicionais ainda vão existir por longos anos. Agora, se questionar sobre seu tamanho e o papel desempenhado na sociedade é outra história; inclusive, é uma pergunta bem complicada. Mas, na minha experiência de cliente, eu diria que o papel desenvolvido seria um tanto quanto menor daquele desempenhado nos dias de hoje. Afinal, o mundo muda dia após dia e, para estar no topo, é preciso acompanhar essas mudanças.

E aí, o que achou do nosso post? Se te ajudou, aproveita e compartilha com seus amigos, família e em suas redes sociais. Ah! Mas não se esqueça de voltar ao blog e aproveitar mais conteúdos. Estamos aqui para transformar sua vida financeira e ajudar em seu dia a dia.

Picture of Taylor Simões

Taylor Simões

Especialista no mercado financeiro com MBA em Gestão Financeira.