Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/ciafin/web/ciafin.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/ciafin/web/ciafin.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/ciafin/web/ciafin.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Dividendos de Fundos Imobiliários: como receber aluguel sem ter um imóvel? - Notícias de Finanças

Dividendos de Fundos Imobiliários: como receber aluguel sem ter um imóvel?

Os dividendos de fundos imobiliários são considerados uma espécie de renda passiva. Para saber mais sobre essa modalidade de investimento continue por aqui!

Hoje em dia, é melhor ganhar dinheiro passivamente do que trabalhando correto? Um bom exemplo disso são os dividendos de fundos imobiliários. Por exemplo, se você comprar ou alugar um imóvel , obviamente precisará pagar um valor mensal. No entanto, esses dividendos consistem em uma nova forma de uma renda passiva mais democrática, onde não é preciso um imóvel para a obtenção de lucros.

Como assim? É mais simples do que parece. Em poucas palavras, estamos falando sobre a compra de ativos. Ela que mais precisamente visa aqueles que pagam bons proventos. Dessa maneira, se você se interessou pelo assunto, basta continuar acompanhando a leitura desse texto para saber mais sobre os dividendos imobiliários.

O que são Dividendos de Fundos Imobiliários?

Uma forma de ganhar dinheiro passivamente como foi citada acima é em cima dos dividendos imobiliários gerados ou então com a venda de seus ativos por um preço mais alto em que ele foi adquirido. Contudo, sabendo que a maior parte de nossas despesas são mensais, viver a partir dos dividendos é considerado uma ótima opção diante de suas vendas de ações a cada mês.

Ainda assim fica a dúvida: o que são dividendos? Basicamente, os dividendos são a distribuição de lucros recebidos por uma empresa com os seus acionistas. No brasil, se nada estiver citado diante do estatuto de uma empresa, ela terá a obrigação de fazer a distribuição de pelo menos 25% de seus lucros.

O maior segredo para se viver assim, é ter um bom planejamento financeiro, com o objetivo de que suas despesas sejam diminuídas de acordo com a aquisição de dividendos imobiliários que sejam capazes de gerar a tão sonhada renda passiva, e junto disso, uma forte independência financeira. E para aqueles que querem percorrer por esse caminho, é importante lembrar que, é extremamente necessário fazer a compra de ativos que lhe possam gerar alguma renda, como por exemplo: ações, small caps e os fundos imobiliários.

Como começar nesse meio?

Para quem deseja começar nesse ramo, a primeira coisa que deve ser feita é pensar na quantia que você deseja ganhar vivendo com base nos dividendos imobiliários. Após esse valor estar concreto de uma renda passiva, você precisará entender o quanto você na prática, e assim, se adaptar aos valores.

Sendo assim, existe um índice que é denominado de Dividend Yield, que diz respeito ao valor de proventos pagos por certa ação ou cota que será dividida pelo preço atual em que consiste. Então, ao trabalhar com os valores, caso uma empresa tenha o investimento de R$20.000 com DY de 10%o seu lucro anual na verdade será de R$2.000.

Embora os Dividend Yield de 10% sejam um valor relativamente alto, existem empresas dispostas a pagar esse valor somente em uma taxa. Para isso dar certo, basta fazer uma boa análise de mercado e aquilo que ele proporciona. Entretanto, o importante é que você esteja sempre atento ao fato de quanto maior for sua meta de recebimento, maior será o valor investido.

Os fundos imobiliários e seus dividendos

Grande parte dos fundos imobiliários costumam pagar mensalmente os proventos diante dos aluguéis que os locatários pagam para o fundo e que são repassados para os cotistas. Mas, caso esses fundos não sejam de tijolos e sim de papel, recolherão os proventos dos títulos que irão compor essa espécie de fundo.

Um dos fatores interessantes dos dividendos imobiliários, é a facilidade que eles possibilitam, de certa forma, que o investidor não tenha somente sua renda passiva, mas também que ele possa ter mais segurança dentro desse investimento. Pois, pensando bem, só se é capaz de pagar os dividendos, aquela empresa que possui lucro, saúde financeira e previsibilidade.

Dividendos de Fundos Imobiliários
Fonte: Freepik

Da para viver somente de Dividendos de Fundos Imobiliários?

Logo de início precisamos citar aqui a bolsa de valores. Ela tem o objetivo de receber os dividendos de fundos imobiliários para que patrimônios investidos nele alavanquem-se. Diante disso, um fator importante da renda variável que podemos levar em conta, está na valorização dos ativos e proventos ao longo prazo.

É comum que as empresas que pagam esses dividendos, valorizem o preço de seus ativos cada vez mais em comparação com as que não dividem o lucro. Mas, sim, de fato se consegue viver apenas de dividendos imobiliários! Porém para quem quer ter esse estilo de vida, é importante manter os pés no chão e compreenda que esse ramo exige tempo e investimento.

A ideia inicial desse processo, não é começar da noite para o dia, mas sim adquirir disciplina e consistência aos poucos para construir sua fortuna. Aliás, uma forma de chegar em suas metas é reinvestir os dividendos recebidos – seja o ativo em questão ou algum outro para diversificar sua carteira.

Quão importantes são esses fundos?

Então, de acordo com a leitura do artigo, podemos concluir que os dividendos de fundos imobiliários são bem importantes. Mas vale lembrar que é melhor para você investir em um ativo que possua um Dividend Yield relativamente alto. Pois assim, quanto mais cotas rentáveis você gerar, mais rápido entenderá como é possível viver de dividendos e, assim, alcançar sua tão sonhada independência financeira.

E aí, o que achou do nosso post? Se te ajudou, aproveita e compartilha com seus amigos, família e em suas redes sociais. Ah! Mas não se esqueça de voltar ao blog e aproveitar mais conteúdos. Estamos aqui para transformar sua vida financeira e ajudar em seu dia a dia.

Picture of Taylor Simões

Taylor Simões

Especialista no mercado financeiro com MBA em Gestão Financeira.